quarta-feira, 22 de julho de 2009

ENSP E UAB oferecem 350 vagas para a Bahia em cursos a distância

O Sistema Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação, e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) - por meio da Educação a Distância - estão oferecendo 1.380 vagas para alunos das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país. As vagas estão distribuídas entre os cursos de aperfeiçoamento em Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde, Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde e Vigilância Sanitária. As inscrições, que podem ser feitas no site www.ead.fiocruz.br, estão abertas até 15 de agosto.

Na Bahia, são 350 vagas distribuídas em quatro pólos. Para o curso de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde, serão 20 vagas para o pólo de Bom Jesus da Lapa, 20 para o pólo de Mundo Novo, 40 em Itamaraju e 120 vagas em Salvador. Para o curso de Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde serão 30 vagas no pólo de Itamaraju e 90 em Salvador. Para o aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária serão 30 vagas para o pólo de Mundo Novo.

Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde

O objetivo é desenvolver capacidades para fomentar processos locais de educação permanente, potencializar a organização da cadeia de cuidados, desenvolver capacidade avaliativa, construir para mediações/negociações e promover articulação de atores com vistas ao desenvolvimento de um processo consistente e sustentável de qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso possibilita a identificação e análise dos problemas encontrados no cotidiano das práticas de gestão, do cuidado e do exercício do controle social, visando à transformação do processo de trabalho em saúde. É voltado para trabalhadores das áreas de educação e saúde, de nível superior, envolvidos com a estratégia de fortalecimento do SUS, atuantes nas áreas de gestão, formação, cuidado e controle social.

Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde

O objetivo é capacitar profissionais para o planejamento, priorização, elaboração, execução e avaliação de projetos de investimentos integradores, sustentáveis e relevantes para o Sistema Único de Saúde (SUS). A abordagem metodológica está voltada para o planejamento e o estudo do território como ambiente institucional, em meio ao processo de regionalização das redes de serviços do SUS.

O público alvo são profissionais de nível superior vinculados às secretarias municipais, estaduais, coordenações regionais e unidades de saúde e de educação com atuação em gestão de projetos, planejamento e organização de redes e serviços públicos e filantrópicos.

Aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária

O objetivo é a qualificação de profissionais inseridos ou não no processo de trabalho em saúde para a compreensão e interação com as ações de promoção e proteção nos campos da Vigilância Sanitária. Em especial, para o exercício da docência desses saberes em todos os níveis da educação formal e informal e junto à comunidade. Entre as perspectivas do curso estão o desenvolvimento de competências e habilidades que propiciem a identificação e atuação sobre riscos e agravos decorrentes do processo de produção, circulação e consumo de bens e serviços, tendo por base o conceito ampliado de saúde, entendido como qualidade de vida e direito de cidadania.

O curso é voltado para docentes de instituições de ensino públicas e privadas que atuam em coordenação, disciplinas e na direção de cursos da Educação Básica e Superior, em especial, dos campos da saúde e da educação. Ele também abrange profissionais de nível superior atuantes nas estruturas operacionais das secretarias municipais de saúde, como os setores de vigilâncias, planejamento, gestão de pessoas e programas e em atividades de apoio à formação prática de outros profissionais de saúde, que desenvolvam atividades educativas em instituições de ensino e pesquisa nos campos da educação e saúde.

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