quarta-feira, 22 de julho de 2009

Campanha de preveção do câncer de pênis será lançada, na Bahia, na próxima sexta

A Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pênis, desencadeada esta semana pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), será lançada oficialmente na Bahia na próxima sexta-feira, dia 24, às 11 horas, no auditório do Cedeba (Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia), localizado no Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto (CAS), com o apoio das secretarias estadual e municipal de Saúde. Na oportunidade, além de ser apresentado o material educativo da campanha, que tem como "padrinho" o ex-jogador de futebol Zico, será proferida palestra sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pênis, voltada para médicos de Saúde da Família e agentes comunitários de Saúde (ACS).

Com o slogan "Prevenir é fácil. Jogue limpo com seu amigo.", a Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pênis, na Bahia, é realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia/Regional Bahia, e prevê palestras e distribuição de material educativo (vídeos, cartazes e folders) em Salvador e mais 12 municípios - Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Porto Seguro, Jacobina, Paulo Afonso, Juazeiro e Barreiras. Serão realizadas também panfletagens no estádio de Pituaçu e no Barrarão, durante os jogos entre Bahia e Vasco da Gama e Vitória e Coritiba, que acontecem no próximo final de semana.

Integra também a campanha um mutirão para cirurgia de fimose, envolvendo os hospitais Geral Roberto Santos, Universitário Professor Edgar Santos (HUPES), Santo Antônio, Santa Isabel e Aristides Matez. No próximo sábado, dia 25, serão realizadas as primeiras cirurgias, em pacientes já inscritos, avaliados e com indicação cirúrgica. O médico urologista Wagner Porto, presidente da regional baiana da SBU, esclarece que a presença de fimose está entre os principais fatores de risco para o câncer de pênis, doença que no Brasil representa 2% de todos os casos de câncer no homem, sendo mais freqüente nas regiões Norte e Nordeste.

"ÁGUA E SABÃO"

Água e sabão. Essa é a estratégia vencedora no jogo contra o câncer de pênis, segundo os idealizadores da campanha. O presidente da SBU/Bahia revela que além da falta de higiene e da presença de fimose, doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo, feridas que não cicatrizam com tratamento convencional e infecção pelo vírus HPV são fatores de risco para o câncer de pênis, doença que quando diagnosticada no início possui tratamento e é facilmente curada.

A abertura da Campanha de Combate ao Câncer de Pênis na Bahia terá a participação do presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, José Carlos Almeida, e do coordenador nacional da campanha, Aguinaldo Nardi, além do presidente da SBU/Bahia, Wagner Porto e representantes da Sesab e da secretaria municipal de Saúde de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário