quarta-feira, 22 de julho de 2009

ARTIGO - Manutenção: uma necessidade imperativa e contínua

Herberson Sousa Silva


"Manutenção é a ajuste de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo supervisão, dedicadas a manter ou recolocar um item em estado no qual possa desempenhar uma função requerida"





Instituições com experiência em manutenção predial logram êxitos em grande número de ações em função da articulação com todos os setores técnicos e administrativos. Isto tem promovido verdadeiras transformações no ambiente de trabalho. Quando chegamos a um espaço em funcionamento onde as coisas acontecem de maneira aparentemente “natural” achamos que tudo funciona perfeitamente e que não há nenhum tipo de problema.

Pelo contrário, existem problemas e não são poucos. No entanto, o diferencial é que todos são convencidos a interagir com as rotinas e fluxos fazendo com que mantenham essa idéia de primor. Isso ocorre em função dos investimentos realizados em treinamentos e capacitações que fortalecem a cultura organizacional de forma humanizada, aumentando a efetividade na gestão e a satisfação dos usuários.

Do manuseio adequado de um equipamento eletro-eletrônico; da utilização correta de uma malha hidráulica; da utilização apropriada da rede elétrica; do manuseio do vácuo no pronto atendimento a um paciente crítico, depende do domínio da tecnologia para uma completa aplicação do recurso disponível. Não obstante saber utilizar corretamente os equipamentos de manutenção é necessário manter este equipamento em perfeitas condições de uso para uma possível emergência.

É preciso que criemos a cultura do uso competente dos equipamentos em qualquer que seja o setor. A maneira com que manejamos qualquer equipamento, seja do MOP úmido na higienização do ambiente infectado ou seja da caneta cirúrgica no corte preciso de um tecido humano, é imprescindível que façamos o uso impecável da técnica adquirida na capacitação. Contudo, o fim maior da apropriação de uma tecnologia é o aumento da resolutividade no atendimento e redução de gastos desnecessários aos cofres públicos, otimizando os limitados recursos financeiros.

Apesar desta necessidade imperiosa, sabemos que não é nada fácil a aceitação das inovações e transformações do mundo do trabalho e das práticas profissionais. Trata-se de desfazer uma cultura fossilizada pelos velhos hábitos verificados muitas vezes em nossas práticas profissionais e que precisam ser vistoriadas de forma a readequar as novas práticas estabelecidas pelos conselhos de classes e órgãos sanitários de inspeção que periodicamente realizam cursos de capacitação e adequações das normas estabelecidas pelas portarias.

Neste sentido, o HBase, inaugurado em 15 de março de 1999, tendo portanto 15 anos de existência, precisa passar por uma intervenção corretiva em suas estruturas. Nossa malha elétrica e hidráulica desempenhou seu papel, desgastando-se em função do uso e por isso sofreram corrosões típicas em função do uso podendo comprometer a continuidade de funcionamento. Por isso precisa ser corrigido antes que cause problemas, inviabilizando seu desempenho. Objetivando ampliar a oferta de serviços na rede própria para atender uma demanda efetiva de usuários do sistema, buscou-se ampliar construindo novas instalações como a UTI-II, Necrotério, Capela e almoxarifado. Por isso precisamos intervir nas malhas submersas, como entupimento da malha hidráulica ou sobrecarga na malha elétrica por utilização de cabeamento de força inadequado, para que não tenhamos problemas futuros mais graves .

Herberson Sousa Silva
Coordenador de Manutenção Predial do HBase
Graduando em Ciências Econômicas pela UESB

Nenhum comentário:

Postar um comentário