quinta-feira, 30 de julho de 2009

HBase recebe Comitê de Urgência para discutir Gripe A e superlotação de hospitais

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HBase) recepcionou na noite de ontem (29) o Comitê Municipal de Urgência e Emergência, que reúniu instituições ligadas à área de saúde do município, para discutir a superlotação no Hospital de Base, a escala de plantonistas nos pronto-socorros que atendem pelo SUS, e também como a rede SUS do município está se preparando para um eventual surto de Gripe A (H1N1).

O Comitê Municipal de Urgência e Emergência é uma entidade ligada à Secretaria Municipal de Saúde, presidido pelo coordenador médico do SAMU 192, Sandro Bahia, e tem a participação de representantes de todos os hospitais da Rede SUS que atendem a pacientes em situação de urgência e/ou emergência, e da Secretaria Municipal de Saúde.

A reunião foi solicitada pelo diretor do HBase, Felipe Magalhães, que percebeu a necessidade de aproximar as instituições de saúde para tratar principalmente da gripe A. “Não temos nenhum caso confirmado em Vitória da Conquista, mesmo assim solicitamos esta reunião junto ao Comitê, para que nesta discussão possamos garantir o máximo de informações ao profissional de saúde e também para a população, a fim de que não se estabeleça um clima de pânico”, explicou o diretor.

Segundo Sandro Bahia a reunião foi positiva e alguns encaminhamentos podem ser feitos a partir das discussões como superlotação dos hospitais e sobre a Gripe A, já que estavam presentes representantes de várias instituições como Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Saúde, Unimec, 20º Diretoria Regional de Saúde (Dires), Câmara Municipal, Defesa Civil, Samu 192 e o próprio HBase.

Segundo Mirela Cristina Leto Barbosa, coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde, a reunião foi uma importante iniciativa porque o diálogo entre as instituições de saúde é essencial para o enfretamento da gripe A. A coordenadora afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde vem garantindo orientação ao paciente, capacitando os profissionais de saúde e promovendo campanhas de prevenção. “Estamos realizando a notificação dos casos, atividades de formação capacitação de profissionais e orientação na mídia de como vamos lidar com os pacientes, inclusive com o objetivo de passar tranquilidade à população, porque é importante que não haja pânico”, afirmou Mirela.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o vereador Ademir Abreu, informou que a Influenza A atingiu o nível 6, estando em quase todos os países do mundo “e com certeza ela chegará a Vitória da Conquista, com muitas pessoas sendo portadoras do vírus, havendo uma certa conturbação no município pela presença de mais uma epidemia”, alertou Abreu.

Segundo o vereador, isto vai causar um volume maior de atendimentos nos hospitais e por isso a importância desta reunião que tem o valor de preparar as unidades de saúde, antes que a epidemia chegue ao município. “Os municípios vizinhos tem sobrecarregado os hospitais de Conquista, principalmente o hospital de Base, com pacientes que poderiam estar sendo tratados pelos profissionais da localidade. Com esta epidemia é importante que estes municípios assumam a responsabilidade de atender seus pacientes, para reduzir o fluxo em Vitória da conquista”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário